Proteção Civil - Informação

Boletim Municipal

2016-12-29-capa-do-boletim-municipal-03

Eventos Municipais

ver mais [+]

Outros Eventos


TRAdições e costumes do concelho

A tauromaquia

A Tauromaquia no Concelho de Monforte é “Património Cultural e Imaterial de Interesse Municipal”.

Num concelho desde sempre ligado à Tauromaquia, Monforte assume um importante papel na defesa da festa brava, de índole municipal, nacional e internacional.
Figuras de primeiríssimo nível, de inequívoco valor, têm levado o nome de Monforte aos 4 cantos do Mundo. É o Concelho do País e talvez do Mundo, com maior densidade de coudelarias, ganadarias e toureiros que foram e continuam a ser notáveis embaixadores de Monforte. Mas não menos importantes, também outras pessoas merecem ser mencionadas. São eles equitadores, cavalistas, maiorais, condutores, moços de espadas etc.
Porém, todos deram o seu contributo para que o Concelho de Monforte atingisse a visibilidade e notoriedade que tem no meio tauromáquico, honrando e orgulhando todos os Monfortenses.

”Aqui nascemos a ouvir falar de toiros, cavalos e touradas, crescemos a viver a festa. É impossível contornar isso....».


O artesanato

Estamos num Concelho que se diferencia pelo seu artesanato muito específico e onde ainda encontramos uma grande multiplicidade de trabalhos executados com variados materiais.
Contudo, pode afirmar-se que o artesanato do Concelho de Monforte tem muitas influências na arte pastoril, uma tradição ancestral que foi legada de geração em geração. Por exemplo, o tarro, para além do seu aspeto prático, uma vez que servia para transportar os alimentos para o local de trabalho, conservando a sua temperatura, tem igualmente uma função decorativa.
No posto de Turismo de Monforte está instalada uma exposição permanente que reúne magníficas peças entre as quais, algumas podem ser compradas.
Em todas as freguesias do Concelho existem alguns artesãos que trabalham essencialmente em madeira, cortiça, pele, e em chifre de bovino. São estas as principais matérias-primas que a natureza lhes fornece e que eles tão sabiamente transformam em verdadeiras obras de arte.
Para além dos artesãos do Concelho, está sediada na Zona Industrial, em Monforte, a empresa “Carola & Borralho” que se dedica à produção de artigos em pele. O artesanato aqui manufaturado é muito variado, incluindo vestuário, malas e carteiras, pantufas, tapetes, chapéus, entre outros.

Alguns dos artesão do Concelho de Monforte:


António Marcos
- Sto. Aleixo


Inácio José Maria
- Monforte




SIGA-NOS

FacebookTwitterRSS Feed

Parceiros Institucionais na Web

Icone-jfmIcone-jfalogo-agrupescolalogo-bvmlogo-portalegredigitallogo-cimaalogo-areanatejo
Icone-acraIcone-acrbalogo-asajlogo-btt-muachoslogo-bike-teamlogo-monforquadlogo-caam
logo-gfmlogo-montefumeiro
 
 
 
 
 
logo-torre-de-palmalogo-fertipradologo-carolaeborralhologo-Torredefradelogo-limamayer
logo-monforqueijologo-monte-do-cabecologo-quintadosamarelosIcone-Perdigao
 
© 2012 Município de Monforte Todos os Direitos Reservados
ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布