Boletim Municipal

2016-12-29-capa-do-boletim-municipal-03
icone-pdf Aviso nº 62/2017 - Regularização de Transportes Escolares
icone-pdf Edital nº 59/2017 - Lista Provisória de Candidatura a Lote no Tapadão
icone-pdf Edital nº 55/2017 - Concurso Público para Alienação de Fogos em Santo Aleixo.
icone-pdf Edital nº 61/2017 - Alteração do Local da Realização dos Mercados Municipais
icone-pdf Edital nº 60/2017 - Interdição ao Trânsito da Rua Engº António Sardinha
icone-pdf Edital nº 48/2017 - Informação sobre o Programa de Ocupação Municipal Temporária de Jovens
icone-pdf Ficha de Inscrição - Ocupação Municipal Temporária de Jovens
icone-pdf Tarifário de Àgua e Saneamento 2017
icone-pdf Regulamento dos XXV Jogos Florais do Outono

MONFORTE RECEBE SUPER TAÇA

BENJAMINS SUB-10

 

O Estádio Municipal Dinis Serrano, em Monforte, recebeu, no dia 3 de junho, a Super Taça Benjamins Sub-10, da AFP - Associação de Futebol de Portalegre, que foi disputada entre “O Elvas C” e o “CD Portalegrense B”, saindo vitoriosa a equipa de Elvas.

A realização deste importante evento futebolístico enquadra-se na planificação definida ao abrigo de um protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Monforte e a AFP e que vigora durante a atual época.

Eventos Municipais

ver mais [+]

MONFORTE EX-LÍBRIS - O MELHOR DO CONCELHO APRECIADO POR MILHARES

Publicado em 20-07-2017

O Concelho de Monforte voltou a mostrar-se no seu melhor a milhares de visitantes que, durante os dias 30 de junho e 1 e 2 de julho, se deslocaram a essa vila alentejana, atraídos pelo programa da 2ª edição do evento “Monforte ex-líbris”, organizado conjuntamente pela Câmara Municipal de Monforte e a Operação Agir3G/Monforte (CLDS - Contratos Locais de Desenvolvimento Social) e que contou com a colaboração de vários organismos, públicos e privados.

De entre os objetivos propostos, sobressai em primeiro a intenção de apresentar, em simultâneo e no mesmo espaço, todos os recursos existentes no Concelho que, neste caso, interessa valorizar enquanto “forças vivas” propulsoras de desenvolvimento local e, consequentemente, regional e nacional. Pretendem, pois, os seus organizadores, proporcionar uma mostra generalizada das atividades desenvolvidas na área do Município, abrangendo os setores agrícola, empresarial/industrial e de serviços (incluindo organismos públicos e privados), ligados designadamente à criação de gado, tauromaquia, à restauração, turismo, produtos regionais (vinhos, queijos, enchidos), artesanato, e outras. A atividade associativa mereceu igualmente lugar de relevo, disponibilizando-se espaço a todas as coletividades desportivas e socioculturais sediadas no Concelho.

Para além desta mostra de tudo o que, afinal, constitui “ex-líbris” de Monforte, interessa realçar igualmente a diversidade de iniciativas que preencheram o programa, designadamente, a apresentação pública e Bênção do autocarro novo adquirido pelo Município, a arruada pela Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre, as atuações do Grupo de Cante Os Lagóias (Portalegre), da Escola de Música de Vaiamonte (Freguesia do Concelho), do Grupo Voz Amiga da Terrugem e do Grupo de Cantares Seara Jovem (da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”), uma Noite de Fados (com Filipe Florêncio e Renato Matos), o Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo (que encerrou o evento com um espetáculo Piromusical Sincronizado), uma Corrida de Toiros Comemorativa dos 30 Anos da Inauguração da Praça de Toiros (com os cavaleiros João Moura, João Moura Caetano e Miguel Moura e o novilheiro João Silva "Juanito", aos Forcados de Monforte juntaram-se os de Santarém para pegar toiros da ganadaria de Paulo Caetano), o Concurso Regional e Exposição Canina Monográfica do Rafeiro do Alentejo, uma Exposição Coletiva de Pintura de oito Artistas Plásticos do Concelho de Monforte, nomeadamente António Sardinha d´Oliveira, António Trindade, Claudina Ideias, David Tavares, José Carlos Malato, Maria Celeste Góis, Manuel Luís Ferreira e Patico, uma Exposição de figuras (cães da Serra de Aires e Rafeiros do Alentejo, Toiros Bravos, cavalos, ovelhas e pastor) em madeira decoradas por Organismos do Concelho, degustações de Produtos Locais, Showcooking por Filipe Ramalho, Voo Cativo de Balão de Ar Quente e o Festival “Agitagente”, este ano na sua 4ª edição, que, à semelhança do ano anterior, os organizadores anexaram ao programa.

Durante a cerimónia de abertura procedeu-se à condecoração, com a Medalha Mérito Municipal - Grau Ouro, da Fertiprado - Sementes e Nutrientes, Lda, da ACBRA - Associação de Criadores de Bovinos de Raça Alentejana, do CRMA - Centro de Recuperação de Menores (Assumar), do Engenheiro José Franco de Oliveira Falcão (a Título Póstumo) e de Rui Manuel Maia da Silva.

Na sua intervenção, o Presidente da Câmara Municipal de Monforte, Gonçalo Lagem, começou por afirmar que “é à Câmara Municipal que cabe o papel de maior responsabilidade de maneira a estimular a sociedade para tornar exequíveis os objetivos deste evento, cuja organização exige-nos muita dedicação e empenho, rigor e conhecimento, pois para valorizar e promover é necessário primeiro conhecer.

O nosso Concelho é riquíssimo em património arquitetónico, cultural, histórico ou religioso. Património esse que eleva a condição de Monfortense, Assumarense, Vaiamontense ou Santoaleixense”.

Seguidamente, Gonçalo Lagem fez uma breve exposição acerca dos aspetos relevantes que mais têm marcado a gestão autárquica adotada pelo seu Executivo, realçando várias melhorias relativamente à situação financeira do Município, tais como a recuperação da confiança junto de fornecedores, redução da dívida, a realização de investimentos aproveitando de forma adequada os fundos comunitários e exemplificou com algumas obras já concluídas e outras em execução ou projetadas, tais como a requalificação do Bairro do Tapadão com Parque Infantil, Passeio pedonal e sinalização adequada junto à Escola dos 2º e 3º Ciclos, Construção da Sala Polivalente Municipal, requalificação do Antigo Hospital para CEFUS (Centro de Estudos e Formação e Universidade Sénior), construção do Centro Escolar, Casa Mortuária de Monforte, Lar de Santo Aleixo, Ciclovia, aquisição de dois veículos pesados, um para transporte de cargas e o outro para transporte de passageiros, sobretudo para assegurar o transporte escolar municipal, duas carrinhas para o projeto “SOS Idoso” e o Cartão Abem que suporta as despesas dos medicamentos prescritos a todos os idosos com rendimentos baixos.

“Idealizámos, projetámos, sustentámos e realizámos”, continuou o autarca. “Esta sorte deu-nos imenso trabalho. Sorte tive eu em ter contado com funcionários da autarquia sempre empenhados, motivados constantemente e de uma competência sempre à altura dos imensos desafios que se lhes iam sendo colocados. É a eles que dedico este sucesso. Todos foram, e são, importantes e todos contam. Talvez o saber unir e envolver tenha sido o segredo deste sucesso. Sucesso apenas alcançado com muito esforço e dedicação e muita proximidade com as pessoas. Esse esforço está bem patente na organização desta feira. Portanto, sendo uma coorganização com a Operação Agir3G/Monforte, tenho que deixar uma palavra de especial apreço à Vera Batista, a respetiva Coordenadora. A Vera personaliza, afinal, o espírito como se entregaram todos os que se deixaram contagiar pela MonfortEx-líbris”.

 

iconefotoVEJA AQUI A GALERIA FOTOGRÁFICA
 
30/06/2017 - Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Portalegre; Cerimónia de Inauguração e Condecoração, com a Medalha Mérito Municipal Grau Ouro, da Fertiprado - Sementes e Nutrientes, Lda, da ACBRA - Associação de Criadores de Bovinos de Raça Alentejana, do CRMA - Centro de Recuperação de Menores (Assumar), do Engenheiro José Franco de Oliveira Falcão (a Título Póstumo) e de Rui Manuel Maia da Silva; Degustação de Produtos Locais; inauguração da Exposição de Pintura de artistas plásticos do Concelho de Monforte; Grupo de Cante “Os Lagóias” (Portalegre), 4º Festival AgitaGente.
phoca thumb l 2017-06-30-monforte-ex-libris-100phoca thumb l 2017-06-30-monforte-ex-libris-126phoca thumb l 2017-06-30-monforte-ex-libris-187phoca thumb l 2017-06-30-monforte-ex-libris-400

 
01/07/2017 - Corrida de Toiros dos 30 Anos da Inauguração da Praça de Toiros.Showcooking por Filipe Ramalho, Escola de Música de Vaiamonte, Grupo Voz Amiga da Terrugem, Noite de Fados com Filipe Florêncio e Renato Matos, Degustação de Produtos Locais na Taberna Degustar, Voo Cativo de Balão de Ar Quente, 4º Festival AgitaGente..
phoca thumb l 2017-07-01-corrida-de-toiros-monforte-ex-libris-132phoca thumb l 2017-07-01-monforte-ex-libris-317phoca thumb l 2017-07-01-monforte-ex-libris-186phoca thumb l 2017-07-01-monforte-ex-libris-565

 
02/07/2017 - Concurso Regional e Exposição Monográfica do Rafeiro do Alentejo (ver álbum próprio); Receção nas quatro freguesias do Concelho (Assumar, Monforte, Santo Aleixo e Vaiamonte) às Bandas participantes no Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo; Degustação de Produtos Locais; Entrega de Certificados a todos os participantes; Atuação do Grupo de Cantares “Seara Jovem” (da Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”); Festival Internacional de Bandas Filarmónicas do Alto Alentejo e Espetáculo Piromusical Sincronizado.
phoca thumb l 2017-07-02-monforte-ex-libris-178phoca thumb l 2017-07-02-monforte-ex-libris-665phoca thumb l 2017-07-02-monforte-ex-libris-764phoca thumb l 2017-07-02-monforte-ex-libris-829

 


MUNICÍPIO ADQUIRE AUTOCARRO NOVO

Publicado em 17-07-2017

Considerando que a legislação determina que o transporte escolar (transporte coletivo de crianças), assegurado pelos Municípios, deve ser efetuado em autocarros com menos de 16 anos, independentemente do estado de conservação que apresentem, a Câmara Municipal de Monforte, por proposta do Presidente do Executivo, Gonçalo Lagem, deliberou, por unanimidade, avançar com o processo para aquisição de um novo veículo pesado de passageiros, com lotação de 55 lugares.

Gonçalo Lagem afirmou que, “para além das crianças, estudantes das nossas Freguesias, este novo autocarro estará, igualmente, ao serviço de toda a Comunidade do Concelho. Por isso, optámos pela carroçaria que, de acordo com as pontuações mais elevadas obtidas em testes da especialidade, uma maior e melhor garantia oferece em termos de segurança e conforto”.

“O autocarro”, acrescentou o autarca, “está equipado com wi-fi, oferecendo, assim, outras condições que tornem as viagens ainda mais agradáveis aos seus utilizadores e, porque queremos que seja um excelente embaixador do nosso Concelho quando se deslocar a outras regiões do nosso país e além-fronteiras, foi minuciosamente decorado com imagens que refletem o que de melhor possuímos”.

 

MONFORTE NA FIA’2017

Publicado em 17-07-2017

O Concelho de Monforte, através da Carola & Borralho Carola & Borralho - Comércio e Confeção de Artesanato em Pele, esteve, novamente, representado na FIA (Feira Internacional de Artesanato) de Lisboa que decorreu entre os dias 24 de junho e 02 de julho.

Considerada a maior festa intercultural na Península Ibérica, a FIA é, segundo os seus organizadores, um ponto de encontro de Culturas privilegiado e uma excelente Plataforma de Desenvolvimento dos Territórios Nacionais e Estrangeiros, proporcionando experiências incríveis a quem a visita, através da diversidade de produtos com origem no património material e imaterial, aproveitamento de recursos naturais e agentes económicos associados à criatividade, inovação e talento.


MUNICÍPIO INTERVÉM EM AÇÃO PARA UM ENVELHECIMENTO ATIVO

Publicado em 17-07-2017

No âmbito da Estratégia de Ação na área do Envelhecimento Ativo que está a ser desenvolvida pela EAPN (Rede Europeia Anti-Pobreza) Portugal’2017, realizou-se, no dia 28 de junho, em Monforte, no auditório da Biblioteca Municipal, um Fórum Participativo sobre envelhecimento Ativo no qual participaram vários cidadãos com mais de 55 anos não institucionalizados e técnicos afetos às IPSS’s do concelho, Operação Agir3G/Monforte (CLDS 3G - Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração), Equipa da RLIS (Rede Local de Inserção Social), Equipa do RSI (Rendimento Social de Inserção), Serviço Local da Segurança Social, serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Monforte e a Vereadora de Ação Social do Município Mariana Mota.

A iniciativa resultou da proposta feita a essa autarquia na última reunião do CLASM (Conselho Local de Ação Social de Monforte), na qual esteve presente Isabel Lourinho, do Núcleo Distrital de Portalegre da EAPN, que explicou que “estes fóruns, iniciados em 2014, pretendem dar voz às pessoas idosas, às suas expectativas e perspetivas de futuro e, com eles, iniciar a construção de uma realidade que lhes seja favorável”.

“Portanto”, esclareceu ainda a técnica, “um dos seus objetivos principais é identificar junto desses cidadãos as suas perceções relativamente ao envelhecimento positivo/saudável e o que elas consideram fundamental para garantir esse envelhecimento e, posteriormente, delinear um conjunto de propostas de intervenção que possam ser colocadas em prática com vista a promover um envelhecimento saudável e combater os estereótipos associados às pessoas idosas, garantindo a promoção de uma atitude positiva relativamente ao envelhecimento e às pessoas idosas”.

 

2017-07-17-foto-municipio-intervem-em-acao-para-um-envelhecimento-ativo- 1042017-07-17-foto-municipio-intervem-em-acao-para-um-envelhecimento-ativo- 1192017-07-17-foto-municipio-intervem-em-acao-para-um-envelhecimento-ativo- 1502017-07-17-foto-municipio-intervem-em-acao-para-um-envelhecimento-ativo- 159

UNIVERSIDADE SÉNIOR FESTEJA ENCERRAMENTO DO ANO LETIVO

Publicado em 28-06-2017

A Universidade Sénior do Município de Monforte encerrou o ano letivo 2016/17 no dia 18 de junho num ambiente de festividade marcado, essencialmente, pelas manifestações de amizade entre alunos, professores, respetivos familiares e convidados.

Continuar...


MUNICÍPIO APOIA TRAIL MONBIKETEAM

Publicado em 28-06-2017

A Monbiketeam - Monforte Bike Team, com o apoio do Município de Monforte e contando com a colaboração de vários organismos, realizou, no dia 11 de junho, em Monforte, o primeiro Trail Running Monbiketeam, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Multiribeiro/KIA e que incluiu um Trail Longo, com 35km, e um Curto, com 18km, e, também, uma Caminhada Solidária de 8km a favor da Associação dos Bombeiros Voluntários de Monforte, para a qual reverteu o valor das respetivas inscrições.

Continuar...





SIGA-NOS

FacebookTwitterRSS Feed

Parceiros Institucionais na Web

Icone-jfmIcone-jfalogo-agrupescolalogo-bvmlogo-portalegredigitallogo-cimaalogo-areanatejo
Icone-acraIcone-acrbalogo-asajlogo-btt-muachoslogo-bike-teamlogo-monforquadlogo-caam
logo-gfmlogo-montefumeiro
 
 
 
 
 
logo-torre-de-palmalogo-fertipradologo-carolaeborralhologo-Torredefradelogo-limamayer
logo-monforqueijologo-monte-do-cabecologo-quintadosamarelosIcone-Perdigao
 
© 2012 Município de Monforte Todos os Direitos Reservados