Boletim Municipal

2016-12-29-capa-do-boletim-municipal-03

Eventos Municipais

ver mais [+]

Outros Eventos


MONFORTE VISITA BORBA

Publicado em 24-05-2017

phoca thumb l 2017-05-24-foto-monforte-visita-borba-100“Conhecer os Museus vizinhos” é a iniciativa que a Câmara Municipal de Monforte organiza anualmente para comemorar o Dia Internacional dos Museus, convidando toda a população a participar em visitas planeadas para descobrir o património dos concelhos limítrofes.

Este ano, o destino foi Borba, onde os “turistas monfortenses” foram recebidos por Sara Jaques (técnica de Comunicação Social do Município de Borba) que, no papel de guia turística, os acompanhou nas visitas efetuadas ao Real Convento das Servas, Museu Paroquial Beato Domingos de Borba, Lagar Museu (incluiu uma prova de vinhos da talha) e Polo Museológico Azinhal Abelho, em Orada (freguesia de Borba).

Integrando o grupo, Teresa Cunha Sardinha, a Dirigente da Unidade sociocultural, educação e desporto da autarquia de Monforte, esclareceu que, “embora a efeméride seja assinalada desde 1977, no dia 18 de maio, por proposta do ICOM - Conselho Internacional de Museus (organismo da UNESCO), o município agendou o programa para dia 21 de maneira a fazê-lo coincidir com um domingo para que os interessados estivessem mais disponíveis”.

“Para além da componente cultural”, acrescentou ainda a responsável, “esta atividade reveste-se, igualmente, de uma importante componente lúdica, proporcionando uma excelente ocasião para que familiares e amigos confraternizem num encontro diferente. Por isso, estas visitas atraem participantes de vários escalões etários, o que as torna ainda mais frutíferas”.

 

 


DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA REÚNE DEZENAS DE FAMÍLIAS

Publicado em 24-05-2017

phoca thumb l 2017-05-24-foto-dia-internacional-da-familia-reune-dezenas-de-familias-100 800x533Embora seja celebrado a 15 de maio, o Dia Internacional da Família foi comemorado em Monforte no dia 20 para que coincidisse com um sábado de maneira a permitir que mais famílias pudessem aderir às iniciativas promovidas no âmbito do programa que a Operação Agir3G/Monforte (CLDS 3G - Contratos Locais de Desenvolvimento Social de 3ª Geração), preparou pelo segundo ano consecutivo em parceria com o Município de Monforte (através dos seus serviços de Desporto e Ação Social e Saúde) e envolvendo também, na dinamização das atividades, a CPCJ de Monforte (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens), Intervenção Precoce, Equipa do RSI (Rendimento Social de Inserção), UCC (Unidade de Cuidados na Comunidade), RLIS (Rede Local de Intervenção Social), APEEAEM (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas de Monforte) e Creche da Santa Casa da Misericórdia de Monforte. A realização do evento contou, ainda, com as colaborações das Juntas de Freguesia de Vaiamonte e Monforte e da Artipel Cork.

Para além dos representantes dos organismos envolvidos, entre os quais o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, que com a sua família assumiu, então, uma dupla representação, de autarca e chefe de família, foram várias dezenas as famílias que aderiram ao evento.

O Programa iniciou-se com a II Mini Caminhada da Família, ao longo da qual existiam paragens com “sinalética” relacionada com hábitos alimentares e práticas salutares, seguindo-se uma Aula de Zumba, Modelagem e Decoração de Balões, Pintura de T-shirts, Jogos e Ateliers, Pintura de Mural, oferta de limonada e bolo e, sobretudo, partilha de muitos afetos. Este ano, o tema proposto foi "Famílias, educação e bem-estar”. Portanto, as iniciativas focaram-se, essencialmente, no papel das famílias e políticas de família na promoção da educação e no bem-estar dos seus membros, através de uma maior sensibilização na promoção da educação na infância e oportunidades de aprendizagem ao longo da vida, destacando-se a importância de todos os cuidadores nas famílias, sejam eles pais, avós ou irmãos e a importância da educação dos pais para o bem-estar das crianças.


ESTÁDIO MUNICIPAL DINIS SERRANO RECEBE FINAL DA SUPERTAÇA AFP

Publicado em 18-05-2017

phoca thumb l 2017-05-17-foto-estadio-municipal-dinis-serrano-recebe-final-da-supertaca-afp-112O Estádio Municipal “Dinis Serrano”, em Monforte, voltou a ser palco de um importante evento desportivo distrital ao receber, no dia 14 de maio, a Final da Supertaça de Juvenis da AFP - Associação de Futebol de Portalegre, que foi disputada pelo Eléctrico Futebol Clube e o Club Desportivo Portalegrense 1925, cabendo à formação de Portalegre erguer o respetivo troféu que, em representação do município, foi entregue pelo Vice-Presidente e Vereador do Desporto, Fernando Saião.

É com regularidade que o Estádio Municipal de Monforte tem sido escolhido para realizar diversas iniciativas, uma preferência que, entretanto, foi reforçada através da celebração de um Protocolo de Cooperação entre a autarquia e a AFP, em vigor durante a atual época desportiva e no âmbito do qual esta final foi realizada no relvado monfortense, estando, também, já agendada para o próximo dia 3 de junho a realização da Final da Supertaça AFP Benjamins Sub-10.

iconefotoVEJA AQUI A GALERIA FOTOGRÁFICA COMPLETA

phoca thumb l 2017-05-17-foto-estadio-municipal-dinis-serrano-recebe-final-da-supertaca-afp-102phoca thumb l 2017-05-17-foto-estadio-municipal-dinis-serrano-recebe-final-da-supertaca-afp-108phoca thumb l 2017-05-17-foto-estadio-municipal-dinis-serrano-recebe-final-da-supertaca-afp-111phoca thumb l 2017-05-17-foto-estadio-municipal-dinis-serrano-recebe-final-da-supertaca-afp-116


A MENINA DOS OSSOS DE CRISTAL ESTEVE EM MONFORTE

Publicado em 18-05-2017

phoca thumb l 2017-05-18-foto-da-menina-dos-ossos-de-cristal-esteve-em-monforte-11A Câmara Municipal de Monforte, através da sua Biblioteca, convidou Ana Simão a apresentar o livro da sua autoria intitulado “A menina dos ossos de cristal”, obra literária autobiográfica reconhecida pelo Plano Nacional de Leitura.

O encontro decorreu no dia 11 de maio, no auditório da Biblioteca, onde a escritora foi recebida pela Vereadora da Cultura, Mariana Mota, e pela responsável pelos serviços da Biblioteca, Vitória Medalhas, e juntou pessoas de várias idades que ouviram contar na primeira pessoa o que é viver num corpo martirizado de tantas fraturas. Aos 14 anos de idade já contava com mais de 100 fraturas.

No livro Ana Simão é a Inês, escolhida para nascer com uma doença muito rara - Osteogénese Imperfeita (OI) - mais vulgarmente conhecida como a “doença dos ossos de vidro”.

Inês tem uma existência rara, marcada por uma infância partilhada com Mefibosete, menino raro de Angola, com o Quim a quem tantas vezes Inês pede para ser as suas pernas e com a família que não sabe lidar com a sua doença tão rara.

A vivência marcante no meio hospitalar levam Inês a descobrir a felicidade nas coisas mais simples e banais e ensinam-lhe muito sobre a finitude, a fragilidade, a sobrevivência e a vulnerabilidade humana.

Ana Simão é licenciada em Gestão de Recursos Humanos com uma pós-graduação no ISCTE - Business School, Instituto Universitário de Lisboa. Trabalhou na Câmara Municipal de Santarém onde exerceu funções de técnica superior na área da cultura, turismo e ultimamente na ação social.

Em 2014 publicou o livro “A Menina dos Ossos de Cristal”, com a chancela Clube do Livro SIC.

phoca thumb l 2017-05-18-foto-da-menina-dos-ossos-de-cristal-esteve-em-monforte-103phoca thumb l 2017-05-18-foto-da-menina-dos-ossos-de-cristal-esteve-em-monforte-105phoca thumb l 2017-05-18-foto-da-menina-dos-ossos-de-cristal-esteve-em-monforte-112phoca thumb l 2017-05-18-foto-da-menina-dos-ossos-de-cristal-esteve-em-monforte-120

INOVAÇÃO SOCIAL…EM MONFORTE

Publicado em 18-05-2017

O CLASM (Conselho Local de Ação Social de Monforte), que é presidido por Mariana Mota, Vereadora do Município de Monforte, incluiu na ordem de trabalhos da sua reunião de 11 de maio, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal, em Monforte, uma apresentação da iniciativa Portugal Inovação Social, que esteve a cargo de Francisco Fragoso que integra a Equipa Técnica de Ativação da Inovação Social - Região Alentejo (Évora).

Continuar...


SENIORES DE MONFORTE E CRATO VISITAM SETÚBAL

Publicado em 17-05-2017

A Universidade Sénior da Câmara Municipal de Monforte, no âmbito da atividade desenvolvida pela disciplina de “Turismo e Lazer”, organizou uma visita cultural a Setúbal que decorreu no dia 9 de maio e na qual participaram, para além dos seus alunos e professores, alguns colegas da Universidade do Crato acompanhados por dois professores.

Continuar...





SIGA-NOS

FacebookTwitterRSS Feed

Parceiros Institucionais na Web

Icone-jfmIcone-jfalogo-agrupescolalogo-bvmlogo-portalegredigitallogo-cimaalogo-areanatejo
Icone-acraIcone-acrbalogo-asajlogo-btt-muachoslogo-bike-teamlogo-monforquadlogo-caam
logo-gfmlogo-montefumeiro
 
 
 
 
 
logo-torre-de-palmalogo-fertipradologo-carolaeborralhologo-Torredefradelogo-limamayer
logo-monforqueijologo-monte-do-cabecologo-quintadosamarelosIcone-Perdigao
 
© 2012 Município de Monforte Todos os Direitos Reservados