Proteção Civil - Informação

Boletim Municipal

2016-12-29-capa-do-boletim-municipal-03

Eventos Municipais

ver mais [+]

Outros Eventos


“MARCA MONFORTE” CONQUISTA MERCADO ESPANHOL

Publicado em 21-11-2017

O Município de Monforte foi convidado pela CIMAA (Comunidade InterMunicipal do Alto Alentejo) a estar representado, durante os dias 16 e 17 de novembro, no “espaço ALENTEJO”, na 28ª edição da FEHISPOR - Feira de Espanha e Portugal, que se realizou em Badajoz entre os dias 16 e 19 de novembro.

O “espaço ALENTEJO" resultou de uma ação concertada entre a CIMAA e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA), na qual também participaram a Agência Regional de Promoção Turística do Alentejo (ARPTA), o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP), a NERPOR - Associação Empresarial da Região de Portalegre e a EDIA - Empresa para o Desenvolvimento das Infraestruturas do Alqueva.

Aproveitando essa excelente oportunidade para poder potenciar a “marca Monforte” junto de um mercado que tem vindo a reconhecer, cada vez mais, as suas qualidades, a autarquia, para além de uma mostra/venda de artesanato confecionado na oficina Carola & Borralho e uma promoção da Unidade Hoteleira Torre de Palma Wine Hotel, organizou uma prova de vinhos em colaboração com as adegas do Concelho, designadamente, Lima Mayer, FM (vinhos Fernandes de Moura), Torre do Frade, Torre de Palma e Herdade do Perdigão, e uma degustação de produtos locais (enchidos e mel) oferecidos pelos respetivos produtores, a Montifumeiro e Conceição Parreira.

“Conforme era expetável”, esclareceu Teresa Cunha, a Dirigente da Unidade Sociocultural, Educação e Desporto da Câmara Municipal de Monforte, “alcançaram-se plenamente os objetivos delineados, pois foram bastantes os visitantes da Feira que, mostrando-se interessados em conhecer melhor a oferta turística existente no nosso Concelho, se tornaram em potenciais turistas”.

ALBUM FOTOGRÁFICO DA NOTICIA

DIA DE SÃO MARTINHO É DIA DE FESTA ESPECIAL

Publicado em 20-11-2017

Embora o Dia de São Martinho seja festejado a 11 de novembro, coincidindo este ano com um sábado, a Câmara Municipal de Monforte, pretendendo envolver da melhor forma toda a comunidade escolar e demais instituições do Concelho, antecipou para o dia anterior a realização das iniciativas que, há doze anos consecutivos, vem promovendo para comemorar a efeméride e que se concentram na programação a que chama “Mercado de São Martinho”.

À semelhança dos anos anteriores, o XII Mercado de São Martinho realizou-se nas instalações do Mercado Municipal e, como habitualmente, compreendeu atividades bastante diversificadas que são preparadas de acordo com todas as faixas etárias, em particular, grupos de crianças e de idosos provenientes de IPSS’s. No entanto, a organização dos Mercados de São Martinho distingue-se igualmente pelo envolvimento da comunidade local, vendedores e organismos públicos e privados aos quais é disponibilizado espaço, destacando-se, sem retirar mérito à participação dos restantes, a cooperação que foi prestada pela Universidade Sénior do Município, que mobilizou um grupo de alunas para auxiliar em várias tarefas.

Para além do tradicional magusto e do porco assado no espeto oferecidos pelo Município, o programa incluiu novamente a venda de sopas fornecidas pela Santa Casa da Misericórdia de Monforte, animação musical pelo “Grupo das Pedrinhas” de Arronches, o “Cantinho do Chá” (área reservada para acolher as IPSS’s), atelieres (pinturas faciais e de atividades ludo-didáticas relacionadas com o evento), exposição “30 Anos da Praça de Touros João Moura Pai” (uma mostra dos trabalhos efetuados pelas crianças do Pré-Escolar e do 1º Ciclo que participaram no atelier de pintura no Centro Interpretativo Tauromáquico - CIT que foi realizado no âmbito do Programa que o Município organizou para ocupação dos tempos livres nas Férias da Páscoa, e, para encerrar o evento, procedeu-se ao sorteio do “Cabaz de São Martinho” com produtos oferecidos pelos produtores participantes no mercado.

ALBUM FOTOGRÁFICO DA NOTICIA

MUNICÍPIO NO 2º ENCONTRO BAD AO SUL

Publicado em 16-11-2017

O Município de Monforte, através dos serviços da Biblioteca e Arquivo, representados respetivamente pelos seus responsáveis, Vitória Medalhas e José Inácio Militão da Silva, participou no “2º Encontro BAD (Associação Portuguesa de Bibliotecários, Arquivistas e Documentalistas) ao Sul - criar comunidades” que se realizou em São Brás de Alportel, no dia 10 de novembro, apresentando a comunicação subordinada ao tema "Partilhar conhecimentos em meios desertificados… Uma luta inglória ou uma satisfação permanente?”, um trabalho que resultou da cooperação entre esses serviços e no qual foram realçados determinados pontos relacionados com as competências de cada um, concretamente a preservação, gestão e comunicação da memória escrita do Concelho de Monforte que cabe ao Serviço de Arquivo e as funções educativa, formativa e social desenvolvidas pela Biblioteca Municipal.

 

ALBUM FOTOGRÁFICO DA NOTICIA

 

 


BALÕES DÃO MAIS COR AOS CÉUS DE MONFORTE

Publicado em 16-11-2017

A Câmara Municipal de Monforte voltou a associar-se à organização do Festival Internacional de Balões de Ar Quente, este ano na sua 21ª edição, apoiando, segundo o que estava previsto, dois voos nos céus do Concelho, embora o que estava marcado para a parte da tarde não tenha sido efetuado devido ao vento que se fazia sentir. Para além do voo da manhã, esta parceria entre o Município e os dois organismos organizadores, a Publibalão e a Associação Alentejo sem Fronteiras - Clube de Balonismo, incluiu ainda um Voo Cativo para as crianças do 1º Ciclo do Concelho e a realização nos vários restaurantes da vila de almoços/convívios para pilotos e respetivos acompanhantes.

Continuar...


MUNICÍPIO RECEBE PARTICIPANTES DE CURSO EUROPEU ERASMUS+

Publicado em 16-11-2017

De 6 a 12 de novembro de 2017, o Agrupamento de Escolas José Régio organizou, em Portalegre, o Curso Europeu Erasmus+ IMPACT, sob o tema “Profissionalismo e Multilinguismo”, no qual participaram 35 professores Europeus (de 10 escolas parceiras), aos quais se juntaram professores do Agrupamento de Escolas do Crato e especialistas da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais de Portalegre e da Universidade de Évora.

Continuar...


NO CONCELHO DE MONFORTE ÁGUA PARA CONSUMO HUMANO COM SELO DE QUALIDADE

Publicado em 13-11-2017

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu selos de qualidade a várias entidades gestoras que prestam serviços de abastecimento público de água e saneamento de águas residuais urbanas, entre as quais foi distinguida a Câmara Municipal de Monforte com a atribuição do "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano".

Às entidades distinguidas foi entregue um certificado e concedido o direito de usar a imagem do selo no âmbito da sua comunicação institucional, nomeadamente no sítio da Internet e publicidade. A cerimónia de entrega dos selos decorreu no dia 8 de novembro, durante a 12ª Expo Conferência da Água, em Lisboa, onde esteve presente o Presidente do Município, Gonçalo Lagem, acompanhado por três funcionários afetos ao Serviço Municipal de Água, nomeadamente, João Junceiro, José Carlos Bagorro e Sérgio Martins.

Em declarações, Gonçalo Lagem afirmou que, “como é óbvio, os grandes responsáveis por esta distinção são os funcionários do Município. Todos quantos contribuem diariamente com competência para que a segurança e a qualidade da água seja uma constante na vida de todos os consumidores, os nossos munícipes. Ao executivo compete reconhecer esse trabalho, estimular o seu desempenho, valorizar o seu esforço, para que se motivem mais certificados destes de ano para ano. Porque conhecemos cada passo que é dado e o caminho que é percorrido até este reconhecimento. Se conhecermos o importantíssimo papel que cada um dos funcionários desenvolve, facilmente constatamos o quão árduo é este trabalho. O desafio é grande… gerir este escasso recurso e otimizar as diferentes fontes de abastecimento. Mas depois há a verificação constante dos níveis dos reservatórios, há as ingratas e infelizmente comuns ruturas, os obrigatórios e exigentes tratamentos... Depois disto tudo, ainda conseguem que a água que é consumida no Concelho de Monforte seja a melhor, ou das melhores... Sim estou orgulhoso, feliz e muito grato. Parabéns a todos... aos que estão e aos que não estão na foto”.

Segundo informação veiculada pela ERSAR “com esta iniciativa, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. Pretende-se também sensibilizar as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas.

Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos foram alguns dos parâmetros avaliados. Com a atribuição do "Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano" pretendeu-se evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória (2016), tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano, nomeadamente verificando cumulativamente todos os critérios previstos no regulamento”.

Esta iniciativa da ERSAR foi realizada em parceria com o Jornal Água&Ambiente e integraram também o Júri várias entidades representativas do setor, designadamente a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), a Associação Portuguesa de Engenharia Sanitária e Ambiental (APESB), a Associação Portuguesa dos Recursos Hídricos (APRH), a ESGRA - Associação para a Gestão de Resíduos, a APEMETA - Associação Portuguesa de Empresas de Tecnologias Ambientais e a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor.

 

ALBUM FOTOGRÁFICO DA NOTICIA
 




SIGA-NOS

FacebookTwitterRSS Feed

Parceiros Institucionais na Web

Icone-jfmIcone-jfalogo-agrupescolalogo-bvmlogo-portalegredigitallogo-cimaalogo-areanatejo
Icone-acraIcone-acrbalogo-asajlogo-btt-muachoslogo-bike-teamlogo-monforquadlogo-caam
logo-gfmlogo-montefumeiro
 
 
 
 
 
logo-torre-de-palmalogo-fertipradologo-carolaeborralhologo-Torredefradelogo-limamayer
logo-monforqueijologo-monte-do-cabecologo-quintadosamarelosIcone-Perdigao
 
© 2012 Município de Monforte Todos os Direitos Reservados
ブランドコピー スーパーコピーブランド コピーブランド ブランドバッグコピー ブランドコピー時計 ブランドコピー財布