Boletim Municipal

2016-12-29-capa-do-boletim-municipal-03

Eventos Municipais

ver mais [+]

Outros Eventos


 

ARTESANATO

( ESTE ESPAÇO SERÁ ENRIQUECIDO REGULARMENTE COM INFORMAÇÃO SOBRE OUTROS ARTESÃOS DO CONCELHO )


Estamos perante um concelho que tem muito a dar no que respeita ao artesanato, podendo-se descobrir uma grande diversidade de trabalhos nos mais variados materiais. O Posto de Turismo de Monforte é o local ideal para nos encontrarmos com o artesanato da Região, pois tem vindo ao longo dos anos a recolher alguns dos mais importantes trabalhos dos artesãos do concelho, dos quais se destacam os trabalhos em cortiça, madeira, pedra, chifre, bunho, lavores femininos e pele.

 

OS TAMANCOS

artesanato-01A coleção de peças de artesanato do Concelho de Monforte, exposta permanentemente no Posto de Turismo, ficou, desde o dia 12 de Janeiro de 2012, mais rica.

O artesão Inácio José Maria fez uns Tamancos e ofereceu-os à Câmara Municipal.

Os tamancos, ou tamancas, são peças de calçado rústico, manufaturados em couro grosseiro e com a base, o solado, em madeira, sendo esta, aliás, a particularidade que melhor os caracteriza. Embora possam apresentar formas diferentes, fechados ou abertos, a utilização dos tamancos era frequente em muitas partes do mundo, continuando, porém, a ser preservada por certas comunidades mais rurais que os usam respeitando os métodos tradicionais de confeção. Curiosamente, os tamancos têm inspirado muitos criadores de moda que se deixaram seduzir pela beleza dessa rusticidade, influenciando coleções de calçado moderno.

 

O ARTESÃO 

Para além do interesse de que se reveste este invulgar par de tamancos, também o artesão deve ser referenciado pelos importantes contributos que tem prestado para manter vivo o artesanato do Concelho de Monforte.

Inácio José Maria nasceu em Monforte, de onde nunca saiu, tem hoje 82 anos de idade, passados na sua maioria a trabalhar no campo. Encontrou no artesanato a maneira preferida de ocupar o tempo livre. Depois de ter ficado reformado, começou, então, a dedicar-se inteiramente à mestria de manusear os utensílios com os quais transforma, com criatividade e habilidade, os materiais que mais utiliza (cortiça, madeira, couro e bunho), criando múltiplas obras que valorizam bem o artesanato desta região.

Sempre pronto a colaborar, Inácio Maria tem sido presença habitual em eventos de promoção do património do Concelho de Monforte. Milhares de pessoas, de norte a sul do país, já tiveram oportunidade de observar este artesão a trabalhar ao vivo ou ouviram histórias de antigamente que conta com grande entusiasmo, orgulho e boa disposição, virtudes que se evidenciam, igualmente, quando fala da sua arte.

 

artesanato-02artesanato-03artesanato-04artesanato-05

 




SIGA-NOS

FacebookTwitterRSS Feed

Parceiros Institucionais na Web

Icone-jfmIcone-jfalogo-agrupescolalogo-bvmlogo-portalegredigitallogo-cimaalogo-areanatejo
Icone-acraIcone-acrbalogo-asajlogo-btt-muachoslogo-bike-teamlogo-monforquadlogo-caam
logo-gfmlogo-montefumeiro
 
 
 
 
 
logo-torre-de-palmalogo-fertipradologo-carolaeborralhologo-Torredefradelogo-limamayer
logo-monforqueijologo-monte-do-cabecologo-quintadosamarelosIcone-Perdigao
 
© 2012 Município de Monforte Todos os Direitos Reservados