PROTEÇÃO CIVIL - INFORMAÇÃO

Boletim Municipal

2016-12-29-capa-do-boletim-municipal-03

Eventos Municipais

ver mais [+]

Outros Eventos

 
2017-08-28-cartaz-app-do-municipio-de-monforte

2009-log-020-jfs-sta-brsFREGUESIA DE SANTO ALEIXO

A primeira referência documental que conhecemos actualmente é um livro paroquial de 1524. Por sua vez, em 1534 durante a visitação a esta região o Arcebispo de Évora, ordenou concerto dos telhados da sua igreja, o que prova a sua existência desde remota data.
Administrativamente esteve durante vários séculos tutelada pela Casa de Bragança.
Em 1747 o lugar de Stº Aleixo tinha apenas 8 vizinhos. Até ao momento presente não temos nenhuma referência à concessão de foras ou outros privilégios aos moradores e/ou habitantes deste lugar.

No interrogatório de 1758 refere-se que a freguesia de Santo Aleixo, pertencia ao Bispado de Elvas, estava incluindo na Comarca de Vila Viçosa, fazia parte do Termo da Vila de Monforte e era “Filial” da Igreja Paroquial de Santa Maria Madalena da Vila de Monforte.
Ainda de acordo com aquele documento existiam nesta freguesia 96 vizinhos e cerca de 405 pessoas.
Tudo indica que a morfologia urbana da aldeia de Santo Aleixo foi delineada a partir desta igreja.
O seu traçado arquitetónico actual, resultou das várias intervenções que, ocorreram nesta igreja ao longo da sua existência, com especial destaque para os anos 50-60 do século XX.

Igreja-de-Santo-AleixoAtualmente pertence À Paroquia de Santo Aleixo, continuando ao serviço do Culto Religioso da sua população que lhe tem grande devoção.

A Evolução político-administrativa desta freguesia ao longo do século XIX, foi bastante curiosa e movimentada, repartindo-se por vários concelhos.
Deste modo, no nano de 1836 a freguesia de Santo Aleixo passou para a posse político-administrativa do Concelho de Veiros. Contudo, pouco tempo depois o Concelho de Veiros é extinto, decorria o ano de 1855, transitou a freguesia de Santo Aleixo para o concelho de Fronteira onde permaneceu até 1871,
Com efeito no ano de 1871, a pedido dos seus moradores foi desanexada do concelho de Fronteira, transitando para o concelho de Monforte no qual se manteve até à sua extinção temporária em 1895, transitando para a posse político-administrativa do Concelho de Estremoz.
Em 1898 com o restabelecimento do Concelho de Monforte, a freguesia de Santo Aleixo foi reincorporada neste Concelho do qual nunca mais foi transferida.




SIGA-NOS

FacebookTwitterRSS Feed

Parceiros Institucionais na Web

Icone-jfmIcone-jfalogo-agrupescolalogo-bvmlogo-portalegredigitallogo-cimaalogo-areanatejo
Icone-acraIcone-acrbalogo-asajlogo-btt-muachoslogo-bike-teamlogo-monforquadlogo-caam
logo-gfmlogo-montefumeiro
 
 
 
 
 
logo-torre-de-palmalogo-fertipradologo-carolaeborralhologo-Torredefradelogo-limamayer
logo-monforqueijologo-monte-do-cabecologo-quintadosamarelosIcone-Perdigao
 
© 2012 Município de Monforte Todos os Direitos Reservados